Capricorn

Plutão em Capricórnio

O planeta Plutão está no signo de Capricórnio desde janeiro de 2008 e vai ficar nesse signo até março de 2023.
O planeta Plutão rege as grandes mudanças na humanidade, que visam a uma espiritualização maior. Isso porque o planeta Plutão nos seus trânsitos leva a um descontrole da situação e a uma mudança profunda na situação. Plutão rege morte e renascimento.
Quando ele passou pelo signo de Escorpião que rege o sexo, a humanidade descobriu a epidemia da Aids que mudou o panorama da sexualidade no mundo. Quando esteve no signo de Sagitário que rege as religiões e política, vimos os conflitos religiosos e políticos ganharem força de uma forma que filosoficamente a humanidade não é mais a mesma.
O signo de Capricórnio rege as estruturas políticas, de poder e de repressão. Rege tudo que é duro no mundo e na humanidade. Assim, de 2008 para cá temos vistos grandes terremotos (China, Haiti, entre outros desastres naturais) e também grandes mudanças políticas no âmbito geral. Não há país,instituição no mundo que esteja com sua estrutura política e de poder tranqüila enquanto durar esse trânsito. Aquilo que é sólido pode deixar de ser sólido nesse período para a humanidade. Para a humanidade como um todo não tende a ser um período de estabilidade econômica.
No passado da humanidade, esse trânsito planetário já marcou grandes mudanças políticas. Plutão esteve em Capricórnio de janeiro de 1762 a janeiro de 1778, período de intensas mudanças políticas e econômicas para a humanidade. Basta lembrar que nesse período histórico aconteceu a independência dos Estados Unidos.
No período posterior, Plutão em Aquário trouxe a Revolução Francesa. O ciclo que se seguirá de Plutão em Aquário trará grandes mudanças sociais para a humanidade. Esperemos que sejam para melhor. Não é só uma questão de igualdade, liberdade e fraternidade como bandeira. Há um fracasso coletivo no exercício do amor, hoje sabemos, que impossibilitou que esses ideais fossem vividos pela humanidade embora tenham marcado-a. Esses ideais aquarianos vão surgir com Plutão em Aquário. As mudanças tecnológicas tendem a propiciar mudanças sociais com Plutão em Aquário.

Por Denise Fernandes

Denise Fernandes

Share this post